Crianças com direitosNotícias

Bryan Silva jovem de 16 anos morre baleado voltando da escola em São Gonçalo

Um jovem de 16 anos perdeu a vida após ser atingido por tiros na tarde de segunda-feira (21) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Bryan Silva Ferreira dos Santos foi vítima de um tiroteio enquanto voltava da escola.

Conforme relatos de testemunhas, os criminosos se dirigiram para a Rua Elizeu Mendes Rodrigues, situada no bairro Apolo II, com o objetivo de assassinar um fuzileiro naval que residia na região. Esse homem estava em conflito com os criminosos que controlavam o tráfico local, e havia ocorrido um outro ataque recentemente.

Enquanto Bryan caminhava pela rua acompanhado de um colega de escola, os tiros eram espontâneos. Ele e o jovem correram juntos em busca de abrigo. Durante essa tentativa, Bryan colocou um colega no chão para protegê-la, mas acabou sendo atingido nas costas.

“[Estávamos voltando da escola] e um carro bege estava descendo. Um cara saiu e começou a atirar. O Bryan entrou na minha frente para me proteger e ele foi baleado. Ele caiu e eu comecei a gritar para ele acordar, mas ele já estava com os olhos pra cima”, contou a colega.

Em sinal de respeito pelos alunos e familiares, a escola que ambos frequentavam suspendeu as aulas no dia seguinte, terça-feira (22) (consulte a declaração mais abaixo). Felizmente, o colega de Bryan não sofreu ferimentos.

O corpo de Bryan Silva foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Tribobó, em São Gonçalo. Os legistas do instituto determinam a causa da morte do estudante.

Atualmente, não dispomos de informações sobre os detalhes do velório e enterro do jovem. Perto das 9h50, os pais de Bryan chegaram ao IML, mas optaram por não falar com a imprensa.

Após o incidente, policiais militares do 7º BPM (São Gonçalo) foram despachados ao local e solicitaram a intervenção dos peritos da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) para conduzir a investigação do caso.

As autoridades estão em busca de imagens de câmeras de segurança que possam auxiliar na elucidação desse crime.

A Polícia Militar esclareceu que não houve presença policial no local durante os acontecimentos.

Nota da escola

“A Escola Municipalizada Joaquim Pedro de Andrade — Ciep Bz. 452, onde Bryan estudava, suspendeu as aulas nesta terça-feira. “Atenção! Diante da triste notícia do falecimento do aluno Bryan Silva Ferreira dos Santos (9º ano) NÃO haverá aula nesta terça-feira 22/08. Pedimos a compreensão de todos! Nossa escola está de luto!”, diz uma mensagem da unidade de ensino.”

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa