Baixada FluminenseMesquita

Centro Social Miro Cortez é inaugurado na Comunidade da Chatuba em Memória de Líder Comunitário

Na manhã do dia 29 de outubro de 2023, a comunidade da Chatuba, em Mesquita, celebrou a inauguração do Centro Social Miro Cortez, um evento que marcará um capítulo importante na história do bairro. O centro, localizado na Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, nº 69, representa uma homenagem calorosa ao falecido Miro Cortez, uma das maiores lideranças do movimento social na região. A inauguração teve início às 10h e contou com a presença de representantes notáveis, incluindo Augusto César, coordenador geral, Larissa Freitas, coordenadora de projetos, Lenin Cortez, coordenador de organização, Ivan Machado, coordenador educacional, Patrícia Lyra, assistente social, e Douglas Dias, responsável pela comunicação.

O Centro Social Miro Cortez tem como objetivo ser um ponto de referência no apoio à assistência social, educação e direitos humanos. Os idealizadores deste projeto ambicioso sempre permitiram que ele desempenhasse um papel fundamental na promoção da cidadania para os moradores da comunidade e na transformação de suas vidas. Além de oferecer assistência social imediata, o centro também se compromete a promover a qualificação profissional dos atendidos, por meio da disponibilização de cursos profissionalizantes que os preparam para entrada no mercado de trabalho.

O principal propósito deste Centro Social é enfrentar questões cruciais, como a erradicação da fome, a redução das desigualdades, o apoio à educação das crianças da região e o combate às violências que afligem, em grande parte, os jovens negros da comunidade. Trata-se de uma iniciativa que visa promover uma sociedade mais justa e igualitária, seguindo o exemplo de Miro Cortez, um homem de valor e lealdade que dedicou sua vida à construção de um mundo melhor.

“Nosso maior objetivo é superar a fome, combater as desigualdades, colaborar com a educação das nossas crianças e lutar contra as violências que são cometidas diariamente contra os nossos jovens, que são majotiarimente negros.” Disse Augusto César, coordenador geral.

Saiba quem foi Miro Cortez:

Miro Cortez, um dirigente partidário atuante e formador político de uma geração de militantes do movimento de juventude, sempre se destacou em causas comunitárias, atuando ativamente na Associação do Bairro da Chatuba (ABC), na Federação de Associação de Moradores de Mesquita (FAMESQ) e na Federação das Associações de Bairros de Nova Iguaçu (MAB). Seu legado perdura no coração de todos e todas, e o Centro Social Miro Cortez é uma homenagem merecida à memória desse grande Mesquitense. Com a inauguração deste centro, sua influência continuará a se sentir na comunidade da Chatuba, conforto esperança e oportunidades para um futuro mais brilhante.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa