Rio de Janeiro

Conselheiros tutelares tomaram posse na Cidade das Artes

A posse dos novos conselheiros tutelares do Rio de Janeiro aconteceu nesta quarta-feira (10), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Dos 190 eleitos, 163 foram empossados pela Prefeitura do Rio, após cumprirem todos os requisitos e procedimentos exigidos para o cargo. Os outros 27 estão sob análise da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal do Rio de Janeiro dos Direitos da Criança e do Adolescente, que verifica a situação deles quanto à apuração ou à pendência de documentação.

Os conselheiros tutelares foram escolhidos em outubro de 2023, por meio de uma eleição que contou com a participação de cinco titulares e cinco suplentes para cada um dos 19 Conselhos Tutelares do município, somando 190. Eles exercerão o cargo entre 2024 e 2027.

A eleição de outubro teve um aumento da participação popular. Foram 128.955 pessoas que votaram nos 226 locais de votação, um número superior ao da eleição anterior, em 2019, que alcançou a marca de 107 mil. Foram 346 candidatos na disputa por uma das vagas nos conselhos.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa