Campanhas

Dia da Bandeira da Cidade do Rio de Janeiro

Através do Decreto nº 29.526 de 30 de junho de 2008 foi institucionalizado o dia 8 de julho como o Dia da Bandeira da Cidade do Rio de Janeiro.

A bandeira do Rio de Janeiro é composta por um retângulo dividido em três faixas horizontais de mesma largura. A faixa superior é verde, a faixa do meio é amarela e a faixa inferior é azul. No centro da bandeira, sobrepostas às faixas amarela e azul, estão as armas do estado.

As armas do estado do Rio de Janeiro são representadas por um escudo com um formato oval, contendo diversos elementos simbólicos. No campo superior do escudo, está representado um sol dourado, que simboliza a cidade do Rio de Janeiro como a “Cidade Maravilhosa”. No campo inferior, há uma representação do Pão de Açúcar e do Corcovado, dois dos principais ícones turísticos da cidade.

Na parte central do escudo, há uma roda de navio, que representa o porto e a importância marítima do estado. À direita da roda de navio, há uma âncora cruzada com uma espada, que simboliza a força naval e a proteção do estado.

Acima do escudo, encontra-se uma coroa mural, que é um símbolo heráldico comum em brasões de cidades. A coroa mural possui cinco torres, sendo que as três torres do meio são visíveis na bandeira do Rio de Janeiro.

No geral, a bandeira do Rio de Janeiro representa elementos naturais, como o sol, as montanhas e o mar, além de símbolos de força e proteção.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa