Campanhas

Dia do Fluminense Football Club

Ficou instituido o dia 12 de novembro como Dia do Fluminense Football Club, segundo a Lei Estadual nº 5094 de 27 de setembro de 2007 (Rio de Janeiro, Brasil)

O Fluminense Football Club, também conhecido como Flu, Fluzão e Nense, é uma instituição poliesportiva e cultural com sede no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Fundado em 21 de julho de 1902, o clube é uma sociedade civil com foco no esporte, sendo o futebol sua principal atividade.

Como um dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e o primeiro dos doze grandes do futebol brasileiro a entrar em campo com a palavra “futebol” no nome, o Fluminense tem uma presença marcante no cenário esportivo nacional. O clube detém o recorde de mais participações em campeonatos estaduais no Brasil, tendo competido em todas as edições do Campeonato Carioca de Futebol desde 1906 e conquistado o título em trinta e três ocasiões.

Em competições nacionais, o Fluminense é um dos clubes mais bem-sucedidos, com quatro títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol e uma Copa do Brasil. O clube também se destaca em competições internacionais, com a conquista da Copa Rio de 1952 e da Copa Libertadores da América de 2023, além de um vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2009.

Além do futebol, o Fluminense tem uma forte presença em esportes olímpicos e amadores, com destaque para a conquista da Taça Olímpica de 1949 e um inédito hexacampeonato sul-americano no vôlei feminino.

O clube joga no Estádio Manoel Schwartz, mais conhecido como Estádio de Laranjeiras, desde 1904. O estádio, construído em 1919, foi o primeiro estádio de cimento da América Latina, um dos muitos pioneirismos do Fluminense. O sucesso do clube inspirou a criação de pelo menos outros 72 clubes que utilizam o seu nome na América, Europa e África.

Fluminense Football Club: Uma História de Patriotismo e Destaques

O Fluminense Football Club, conhecido por suas demonstrações de civismo, criou um batalhão durante a Primeira Guerra Mundial que recrutou 83 reservistas, um movimento que foi seguido por outras entidades esportivas. O clube sediou e patrocinou o Campeonato Sul-Americano de Futebol em 1919 e 1922, bem como os Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922, competição precursora dos Jogos Pan-Americanos.

Nos Jogos Olímpicos de 1920, o atleta do Fluminense, Afrânio Antônio da Costa, conquistou a primeira medalha olímpica da história para o Brasil, uma medalha de prata na competição de tiro. Nesse mesmo dia, Afrânio e outro atleta do Fluminense, Guilherme Paraense, fizeram parte da equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze por equipes na modalidade tiro-livre-pistola ou revólver. Paraense também conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nessa Olimpíada.

Em outubro de 1937, o Fluminense formou uma Escola de Instrução Militar que, durante os anos de 1940 e 1941, conquistou o primeiro lugar em eficiência e disciplina de todo o então Distrito Federal. A escola preparou um curso de enfermagem em 1942 para auxiliar os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que mais tarde desempenhariam um importante papel na Itália, formando 85 enfermeiras nesse período. O clube também doou um avião para a Força Aérea Brasileira, batizado de Coelho Netto.

O estádio do Fluminense abrigou os grandes jogos do futebol carioca e da Seleção Brasileira em seus primórdios. Em 1949, foi apontado pelo presidente da FIFA, Jules Rimet, como a organização esportiva mais perfeita do mundo. A FIFA reconheceu o gigantismo e pioneirismo do clube, ao parabenizar o Fluminense por ocasião de seu aniversário de 112 anos.

A atleta do Fluminense de saltos ornamentais, Juliana Veloso, ao competir pela sexta vez consecutiva nos Jogos Pan-Americanos de 2019, tornou-se a atleta brasileira com mais participações nos Jogos Pan-Americanos. Ela já era a atleta com mais participações em olimpíadas, cinco no total.

Por ter sido o clube que mais conquistou títulos estaduais no Rio de Janeiro no século XX, o Fluminense ostenta o título honorífico de campeão carioca do Século XX. Em 2005, o Tricolor se tornou o primeiro clube do eixo Rio-São Paulo a conquistar 30 títulos estaduais.

Entre as suas maiores glórias no futebol, destacam-se a Copa Rio de 1952, o vice-campeonato continental em 2008 e o da segunda competição continental em importância em 2009, os triunfos no Torneio Rio-São Paulo em 1957 e de 1960, as 4 conquistas do Campeonato Brasileiro em 1970, 1984, 2010 e 2012, a Copa do Brasil de 2007 e a Primeira Liga de 2016.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa