Campanhas

Dia Internacional da Fraternidade Humana

No dia 21 de dezembro de 2020, a Assembleia Geral das Nações Unidas anunciou a proclamação do Dia Internacional da Fraternidade Humana, por meio da resolução 75/200. A iniciativa, proposta pelo Egito e pelos Emirados Árabes Unidos, visa fomentar a tolerância cultural e religiosa em escala global.

A resolução convoca todos os Estados-membros da ONU e organizações internacionais a celebrarem anualmente o Dia Internacional da Fraternidade Humana. As comemorações incluem a participação de Estados-membros, líderes religiosos e representantes da sociedade civil. Destaca-se também a entrega do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana, reconhecendo indivíduos e entidades de todo o mundo por suas significativas contribuições para a fraternidade humana.

Desde sua primeira celebração em 4 de fevereiro de 2021, o Dia Internacional da Fraternidade Humana angariou apoio de diversos líderes mundiais, incluindo o Papa Francisco, o xeque Ahmed el-Tayeb (Grande Imã de Al-Azhar) e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Antecedentes:

Em 4 de fevereiro de 2019, o Papa Francisco e o Xeque Ahmad Al-Tayyeb, Grande Imã de Al-Azhar, assinaram o Documento da Fraternidade Humana para a Paz e Coexistência Mundial, conhecido como a Declaração de Abu Dhabi. Os princípios desse documento inspiraram a resolução que estabeleceu o Dia Internacional da Fraternidade Humana, conforme afirmou o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

Para dar seguimento às iniciativas do Documento da Fraternidade Humana, foi criado em agosto de 2019 o Comitê Supremo para a Fraternidade Humana (HCHF), composto por líderes religiosos e civis de diversos países e credos. Anualmente, o HCHF concede o Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana.

É relevante destacar que o Documento da Fraternidade Humana também influenciou a encíclica Fratelli tutti, como reconhecido pelo Papa Francisco, que atribuiu inspiração ao encontro com Ahmad Al-Tayyeb em 2019 durante a redação do documento.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa