Brasília

Entidades são habilitadas a compor o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão consultivo do Ministério da Igualdade Racial, está selecionando as entidades da sociedade civil que vão representar diversos segmentos da população negra e de outros grupos étnicos no período de 2023 a 2025.

O objetivo do CNPIR é propor políticas públicas que promovam a igualdade racial, o enfrentamento ao racismo e a eliminação das desigualdades raciais em todas as esferas da sociedade brasileira.

Entre esses segmentos estão os movimentos negro, juvenil, LGBTQIA+, feminista, trabalhista, quilombola, de matriz africana e de terreiros, cigano e de combate à xenofobia e à discriminação racial.

As entidades interessadas em participar do conselho devem passar por três etapas: inscrição, habilitação e eleição. A última etapa está prevista para ocorrer ainda neste mês, quando as entidades habilitadas poderão votar e ser votadas.

A Ministra Anielle Franco ressalta que as 96 entidades inscritas demonstram a diversidade e o comprometimento da população negra com as políticas de promoção da igualdade racial do ministério.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa