Estudantes da UERJ narram os jogos da Copa do Mundo

Estudantes da faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) narram os jogos da Copa do Mundo.

Durante as transmissões dos jogos da Copa do Mundo no Qatar, aproximadamente quarenta estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social estão participando de narrações, comentários, debates e entrevistas ao vivo. O projeto se chama Escola de Narradores, e é uma parceria entre o Laboratório de Áudio (AudioLab), o Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme) e a Rádio Uerj.

O professor do Departamento de Jornalismo, Filipe Mostaro, doutor e mestre em Comunicação pela Uerj e especialista em Jornalismo Esportivo, é o coordenador deste projeto.

“Queremos também provocar reflexões sobre a linguagem do rádio, que tem um papel fundamental na história da comunicação brasileira”

De acordo com o professor Filipe, a ideia se deu pelo entusiasmo dos alunos em relação à Copa, foi uma junção do últi ao agradável, proporcionando aos estudantes uma forma de adquirir conhecimento fazendo algo legal. Em parceria com a rádio Uerj, as transmissões passam pelos corredores da Universidade.

 “Costumo dizer que a transmissão esportiva é uma grande escola, porque lidamos com fatos ao vivo. É preciso apurar e informar na hora. Isso dá clareza de pensamento, ensina a ter atenção a tudo que está acontecendo e saber construir o texto muito rapidamente. Quem faz uma narração esportiva está preparado para qualquer área do jornalismo”

O coordenador do projeto também comentou a respeito da equidade de gênero, pois quando se trata de jornalismo esportivo ainda existe muito machismo no meio, e nesse projeto o número de mulheres é praticamente igual ao de homens.

“O jornalismo esportivo sempre foi um ambiente machista e a narração esportiva, restrita aos homens. E aqui o número de alunos e alunas é praticamente paritário. Isso me deixa muito feliz e mostra que será uma tendência nos próximos anos”

Além da Escola de Narradores, os estudantes criaram o “Bem, Alunos”, uma referência ao programa do narrador Galvão Bueno, “Bem, Amigos”, transmitido no SporTV. Nele é possível acessar opiniões dos comentaristas sobre os jogos e as expectativas para as próximas partidas.

A transmissão dos programas está nos canais AudioLab e Leme no YouTube. Na Rádio Uerj, através do site do Centro de Tecnologia Educacional e nos corredores da Universidade.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa