Brasil

Governo busca aproximar estados das políticas públicas federais

Uma iniciativa do Governo Federal busca aproximar os estados e municípios das políticas públicas federais. Trata-se da Caravana Federativa, que reúne representantes de diversos ministérios e instituições financeiras públicas para orientar e apoiar os governos locais na execução de programas nas áreas de habitação, saúde, educação, entre outras, de acordo com as necessidades de cada região.

O secretário de Relações Institucionais da Presidência, André Ceciliano, destacou que a Caravana é uma forma de cooperação inovadora e que demonstra o compromisso do Governo Federal em estar próximo dos entes federados.

“É um governo itinerante. Um convite para dizer que estamos juntos, todos os órgãos federais, no município, escutando as demandas e buscando soluções”, disse André Ceciliano.

A Caravana tem o objetivo de oferecer atendimento e auxiliar os governos locais na implementação de programas como o Minha Casa Minha Vida, Novo Mais Médicos, Brasil Sorridente, entre outros. Cerca de 34 ministérios já confirmaram a participação, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“É algo inédito. O prefeito que participar vai encontrar lá o FNDE, Ministério das Cidades, da Educação, da Saúde, bancos públicos. Além de economizar os deslocamentos até Brasília (DF), a Caravana ampliará os serviços oferecidos. Muitas vezes, um município deixa de fechar um convênio por questões burocráticas, como a falta de um documento, por exemplo, e com os órgãos no local, esse problema estará resolvido” – destacou Ceciliano.

A Caravana iniciou pela Bahia em agosto e, em setembro no Rio de Janeiro. Chega ao Rio Grande do Sul no dia 28 e 29. Segundo o secretário, a expectativa é que todos os estados sejam contemplados.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa