Rio de Janeiro

Instituto Municipal Nise da Silveira recebe ocupação artística

Uma ocupação artística chamada “Dignidade” transformou os antigos quartos da enfermaria do Instituto Municipal Nise da Silveira em um espaço de expressão e reflexão sobre os direitos humanos.

A mostra, que já foi exibida no Corredor Cultural do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em julho, agora está aberta ao público no Espaço Travessia, no terceiro e no quarto andares da “Casa do Sol”, na instituição.

São mais de 60 artistas e obras de arte que abordam temas como saúde, educação, espiritualidade, moradia, alimentação, trabalho, terra, integridade física, opção sexual, envelhecimento digno, comunicação e liberdade de circulação.

A ocupação artística faz alusão à história do Instituto Municipal Nise da Silveira e ao Movimento Antimanicomial, que lutaram pela reforma psiquiátrica no país e pela adoção de métodos humanizados de terapia no município do Rio de Janeiro. A palavra dignidade representa o valor dos indivíduos na sociedade atual e a sua relação com os direitos básicos do homem e a inclusão social.

O Instituto Municipal Nise da Silveira está localizado na Rua Ramiro Magalhães 521, Engenho de Dentro, Zona Norte. As visitas à ocupação artística podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.