Rio de Janeiro

Iphan promove visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural é uma data especial para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que convida o público a conhecer o Palácio Gustavo Capanema, no centro do Rio de Janeiro (RJ).

O edifício é um símbolo da arquitetura e da engenharia brasileiras, construído na década de 1940 para abrigar o antigo Ministério da Educação e Cultura, e que está sendo restaurado e modernizado para voltar a receber visitantes em 2024.

O Palácio Gustavo Capanema foi idealizado por uma equipe de renomados arquitetos modernistas, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que criaram um espaço amplo e integrado, sem paredes, com jardins suspensos assinados por Roberto Burle Marx, painéis de azulejos de Cândido Portinari e obras de outros grandes artistas nacionais e internacionais. O edifício é tão importante que foi tombado pelo Iphan em 1948.

As visitas guiadas ao Palácio Gustavo Capanema são gratuitas e abertas a todos, mas com foco nos estudantes de Arquitetura, Turismo, História e/ou Artes. Elas ocorrerão nos dias 23 e 30/8, nos horários das 10h ou das 14h. Cada grupo terá no máximo 15 pessoas, por isso as inscrições são limitadas e devem ser feitas até às 18h do dia 18/8. O resultado será divulgado no dia 21/8, no site e nas redes sociais do Iphan.

É recomendado aos visitantes:
– Calça comprida;
– Sapato fechado;
– Proibido tirar fotos;
– Se possível, levar capacete.

Para se inscrever, acesse: https://forms.gle/3QZqLP1gmo7vyrkF7.

Veja também:

Dia do Patrimônio Histórico

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa