Baixada FluminenseBelford RoxoDestaque

Kafango Verde: Iniciativa de mergulho esportivo floresce em Belford Roxo

Vamos aprender a mergulho recreativo em Belford Roxo? Projeto de mergulho recreativo transforma realidade na Baixada Fluminense, estimulando juventude ecológica.

Na região da Baixada Fluminense, especificamente em Belford Roxo, uma iniciativa singular está se destacando, desafiando os estigmas de violência e carência de políticas públicas que pairam sobre a região há décadas. Trata-se do Kafango Verde, liderado por William Ferreira de Souza, um orgulhoso morador local e mergulhador da Marinha Brasileira, que encontrou no mergulho esportivo uma maneira de mudar vidas e percepções.

Em 2013, William Ferreira de Souza decidiu compartilhar sua paixão pelo mergulho com os habitantes da sua terra natal. Vendeu sua casa e investiu no projeto de construção de um tanque de mergulho no bairro Piam, próximo ao Hospital Municipal e às delegacias da cidade. O terreno baldio encharcado foi transformado no coração da Baixada Fluminense em um espaço de aprendizado e aventura aquática.

O Kafango Verde agora possui um tanque de mergulho com quatro metros de profundidade, água aquecida e completa infraestrutura para atividades recreativas subaquáticas. Além de oferecer aulas particulares e passeios ecológicos, o projeto tem um papel social significativo ao acolher jovens da região, proporcionando-lhes orientação e incentivo. A metodologia de William Ferreira promove a visibilidade e resgata a autoestima de crianças e adolescentes, ajudando a desviar caminhos antes afetados pela violência.

A visão do Kafango Verde atraiu também a atenção da ONG ComCausa, que se envolveu e contribuiu para expandir a iniciativa, realizando capacitações, minicursos e ecopasseios, incluindo aventuras como rapel na Pedra da Contenda, em Japeri, e mergulhos na região da bacia de Angra dos Reis. Além disso, a instituição participa ativamente do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, um evento anual que acontece em setembro.

Nova sede para o Kafango Verde

Com tanto sucesso e impacto positivo, o Kafango Verde deu um passo importante para o futuro: transformou-se em um instituto oficializado e agora tem como objetivo construir uma nova sede com um tanque de mergulho ainda maior. O plano é ampliar as ações sociais e ambientais, estendendo os benefícios do mergulho recreativo para ainda mais jovens de Belford Roxo. Nos próximos meses, diversas campanhas serão lançadas para arrecadar recursos e concretizar esse projeto ambicioso.

Segundo William: “Vamos intensificar os projetos de cunho cultural e ecológico, além da prática dos esportes que faz parte já do nosso dia a dia. Também vamos focar nos patrimônios ambientais e históricos da Baixada Fluminense em nossos EcoPasseios”, diz o mergulhador.

Neste mundo subaquático, o Kafango Verde mostra que a Baixada Fluminense tem muito a oferecer e que, através de iniciativas transformadoras, é possível cultivar uma geração mais consciente e ecológica.

Quem quiser conhecer o Kafango Verde, é só entrar em contato pelo telefone 21 97526-1170 ou no endereço Rua Baraúna, número 43- Piam- Belford Roxo.

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa