Campanhas

Memória: Nascimento Nelson Rodrigues

Nascido no Recife no dia 23 de agosto de 1912, se mudou para o Rio de Janeiro e trabalhou no jornal A Manhã, que pertencia ao seu pai Mário Rodrigues. Foi repórter policial durante longos anos. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado (1941), que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral.

Nelson Rodrigues faleceu no dia 21 de dezembro de 1980 aos 68 anos, no Rio de Janeiro, por causa de complicações cardíacas e respiratórias. Considerado um dos maiores e mais importantes escritores brasileiros, foi também dramaturgo, contista e cronista, suas obras são marcadas por mostrar o lado grotesco da sociedade. Um de seus livros mais famosos é a série de contos. A vida como ela é. Suas peças, contos, romances e crônicas apresentam, de forma geral, as seguintes características: Linguagem coloquial. Presença de gírias. Tom irônico.

O romancista era considerado o mais importante autor do teatro brasileiro contemporâneo, sua peça “Vestido de Noiva” (1943) é tida como um marco do teatro nacional. Escreveu a primeira peça (“Mulher sem Pecado”) em 1941. O primeiro romance (“Meu Destino é Pecar”) foi publicado em 1944.

A peça. Vestido de Noiva foi apresentado pela primeira vez em 1943 e tem como principal característica a divisão da dramaturgia em três planos de narrativa: realidade, alucinação e memória. No mundo real, Alaíde, uma moça da elite carioca, é atropelada e levada ao hospital entre a vida e a morte, ficando inconsciente.

Nelson Rodrigues sempre apoiou a ditadura militar brasileira e elogiou o governo do presidente General Emilio Garrastazu Medici. Mudou sua opinião quando seu filho Nelsinho foi preso e torturado pelo governo da ditadura militar, Nelson revisou seus posicionamentos e militou pela anistia “ampla, geral e irrestrita” aos presos políticos.

| Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa