Campanhas

Dia Internacional de Combate a Injustiça

A injustiça, definida como ações ou comportamentos que se opõem à justiça e violam os direitos dos outros, ganha destaque neste dia 23 de agosto, em que comemoramos a luta contínua contra ela. Em um mundo onde os casos de injustiça permanecem muito comuns, é raro encontrar um indivíduo que não tenha experimentado tais atos pelo menos uma vez na vida.

Numerosos cenários dão origem à injustiça: condenações injustas que roubam a liberdade de inocentes, discriminação baseada em fatores como gênero, raça, religião, condição socioeconômica ou orientação sexual, bem como abuso de poder, exploração do trabalho, calúnia e difamação , entre outros.

Marcando este dia de combate à injustiça, surge uma prática digna: a auto-reflexão e a aceitação do desafio de transformar o próprio comportamento, mesmo que isso implique a renúncia de ganhos pessoais. É fundamental lembrar que, à medida que a jornada se desenrola, a vitória final está na satisfação de ter vivido experiências que contribuem para o crescimento pessoal e para a melhoria do nosso planeta. Esta aspiração pode ser realizada através dos princípios da solidariedade e da justiça.

O toque de clarim é claro: justiça campeã! Comece esse processo transformador dentro de você, reconhecendo que a compaixão e a compreensão devem moderar sua abordagem. Em vez de limitar as emoções positivas a ocasiões festivas, esforce-se para cultivá-las diariamente. Essa empreitada envolve ações simples, mas profundas: cumprimentar o próximo com um olhar genuíno, elogiar sem expectativas, estender abraços afetuosos aos colegas e praticar outros gestos semelhantes. Ao promover um ambiente de calor e simpatia a cada dia, garantimos que nosso impacto reverbere além dos limites das datas comemorativas.

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa