DestaqueNotícias

O que significa LGBTQIAP+

Desde que se passou a ter entendimento da construção do respeito as diversidades da afetividade humana, as referências pejorativas para definir a orientação sexual das pessoas foi mudando.

Muito recentemente que se passou a ter outro olhar para as pessoas com a chamada identidade não binária, ou não-binariedade, onde se tem entendimento que as identidades de gênero não se resumem em apenas “homem” e “mulher”. Assim, desde as primeiras referências como as siglas GLS – gays, lésbicas e simpatizantes -, que foi frequentemente usada no Brasil há alguns anos. Se passou a incluir mais referências para se tentar englobar as diversas formas que as pessoas podem expressar sua afetividade.

Depois de várias mudanças, vamos aqui expor a referência da atualidade que abrange mais representatividades, LGBTQIAP+:

L: Lésbicas – Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.

G: Gays – Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.

B: Bissexuais – Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.

T: Transexuais – Pessoas que assumem uma identidade oposto ao de seu nascimento. Ligada ao psicológico, e não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.

Q: Queer – Sempre foi usada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+, no entanto, as pessoas do grupo se apropriaram do termo e hoje é uma forma de designar pessoas que não se encaixam à heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterosexualidade e da cisgeneridade.

I: Intersexo – Pessoas que não se adequam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.

A: Assexual – Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.

P: Pansexual – Pessoas que desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas independentemente de sua identidade de gênero.

O ‘+’ – O mais serve para abranger as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.

Estas são algumas, mas ainda se constroem outras referencias que, com uma pequena pesquisa, se encontram outas siglas.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa