Agenda

ONG Rio de Paz lançará documentário sobre desaparecidos

No próximo dia 13, a ONG Rio de Paz lançará o documentário intitulado “Cadê Você?”, abordando o tema dos 5 mil desaparecimentos ocorridos no estado do Rio de Janeiro. Após a exibição no cinema NET Botafogo, haverá um debate com o fundador da ONG, Antonio Carlos Costa, e o diretor do filme, Humberto Nascimento.

O filme é uma homenagem aos dez anos do assassinato e desaparecimento do pedreiro Amarildo Souza, vítima de policiais militares na Rocinha. Além disso, traz relatos inéditos de pessoas em busca de seus entes queridos, muitos dos quais foram assassinados pelo tráfico, milícia ou polícia, com seus corpos nunca sendo encontrados.

“O poder público demonstra sua incapacidade em responder à pergunta central: cadê você? Essa é a pergunta que pais, mães, avós e filhos fazem. Com esse filme, buscamos estimular um debate. O poder público precisa fornecer uma resposta. A democracia não pode tolerar esse crime”, afirmou Carlos Costa.

Faixa:

“Rio, 5 mil desaparecidos por ano. Quantos assassinados?” É essa pergunta que a Rio de Paz faz, em seu memorial, na Lagoa, na zona sul da capital fluminense, com uma faixa colocada nesta quinta-feira (6) questionando o estado sobre as pessoas desaparecidas no Rio de Janeiro.

No local onde foi afixada a faixa também estão placas com nomes de crianças vítimas de bala perdida e de policiais mortos pela violência no estado.

“Cinco mil pessoas desaparecem por ano no estado do Rio e estamos certos que uma fração significativa foi assassinada com ocultação dos cadáveres. Um número incontável de famílias espera o retorno de seus parentes que não vão reaparecer”, disse o fundador da ONG.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa