Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio lança programa promovendo a inclusão social

A Prefeitura do Rio lançou o Programa de Autodefensores, que visa promover a inclusão social e a cidadania de pessoas com deficiência na cidade.

O programa contará com 16 representantes de pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo, que são assistidos pelos sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência, distribuídos em diferentes regiões da cidade. Eles terão voz ativa nas ações voltadas para esse público e poderão fazer sugestões, críticas e avaliações.

Os autodefensores receberão capacitação de uma equipe de voluntários da Secretaria da Pessoa com Deficiência, que os ajudará a desenvolver suas habilidades de comunicação e participação. O programa também pretende sensibilizar a sociedade para o reconhecimento da potencialidade das pessoas com deficiência, tornando o Rio uma cidade mais inclusiva e consciente sobre a diversidade humana.

Em dezembro, os autodefensores realizarão o I Encontro Municipal de Autodefensores, em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse evento, eles serão os principais responsáveis por todas as fases da organização, desde o planejamento até a execução, reforçando o lema “Nada sobre nós, sem Nós”, que expressa a autonomia das pessoas com deficiência.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo