Brasília

Presidente da Embratur recebe representantes da sociedade civil da Baixada

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se com representantes da sociedade civil e da Prefeitura de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, para discutir estratégias empreendedoras, com foco no uso da tecnologia no setor do turismo.

A reunião com a comitiva ocorreu na ultima semana, na sede da Embratur, em Brasília. Participaram deste encontro o superintendente de Promoção da Política de Igualdade Racial da Prefeitura de São João de Meriti, Frei Tatá; o diretor-geral do Instituto Federal de São João de Meriti (IFRJ), professor Rodney Albuquerque; o fundador da OSC ComCausa, Adriano Dias e também, a coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres. Durante o encontro, Freixo convida os membros da comitiva a visitarem o EmbraturLAB, laboratório de inovação da Agência, situado no Rio de Janeiro.

Além deste, foi abordado o reconhecimento e a reparação histórica relacionados ao marinheiro João Cândido, incluindo o andamento do projeto de lei na Câmara dos Deputados para sua inclusão no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Os participantes ressaltaram a importância de preservar e valorizar a memória de João Cândido, também conhecido como Almirante Negro, um herói histórico de São João de Meriti, reconhecido por sua liderança no movimento negro durante a Revolta da Chibata no início do século XX, que demandava o fim dos castigos físicos na Marinha.

Dentro deste contexto, a discussão centrou-se no investimento na região da Baixada Fluminense, com ações a partir do campus do Instituto Federal de São João de Meriti, na estruturação do Museu João Cândido e na criação da Casa de Cultura Marinheiro João Cândido, em São João de Meriti.

A reunião foi encerrada com um compromisso renovado de continuar promovendo o desenvolvimento da Baixada Fluminense, com ênfase no investimento em educação, cultura e preservação da memória histórica para a região. Além do reconhecimento da importância histórica, a comitiva apresentou ao presidente da Embratur um projeto de incubadora de startups, visando estimular o empreendedorismo no município.

Além de reconhecer a importância histórica, a comitiva apresentou ao presidente da Embratur um projeto de incubadora de startups visando estimular o empreendedorismo no município.

Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas

Durante um encontro, o representantes da ComCausa e Tania Neres, responsável pelo setor de Afroturismo da Embratur, tiveram uma breve troca de informações promoveu uma discussão enriquecedora sobre como ampliar e fortalecer o turismo voltado para essas comunidades. Essa colaboração não apenas reconhece a importância do afroturismo e do turismo indígena, mas também destaca a necessidade de políticas e práticas que garantam o respeito, a dignidade e a participação plena desses grupos em todas as etapas do processo turístico.

“O afroturismo é mais do que uma simples visita a destinos históricos e culturais. É uma jornada de descoberta e reconexão com as raízes africanas que permeiam não apenas a história, mas também a identidade de muitos povos ao redor do mundo. Desde os locais de memória da diáspora africana até as comunidades que preservam tradições ancestrais, o afroturismo oferece uma oportunidade única para explorar e celebrar a contribuição dos africanos e seus descendentes para a riqueza cultural do Brasil” – comentou Adriano – “Da mesma forma, os povos indígenas carregam consigo um legado de sabedoria e harmonia com a natureza que transcende séculos. Suas culturas vibrantes e suas relações profundas com o meio ambiente oferecem lições valiosas em um mundo onde a sustentabilidade e o respeito pela terra tornam-se cada vez mais urgentes. O turismo que reconhece e respeita os direitos e a autonomia desses povos não apenas reconhece, mas promove a preservação de suas tradições e oferece oportunidades econômicas que fortalecem suas comunidades de maneira sustentável”.

Imagem de capa: Renato Vaz / Embratur.

Veja também:

A luta pelo reconhecimento de um herói nacional e a sombra da perseguição da Marinha Brasileira

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.