Programa de Alfabetização para Jovens e Adultos

O Programa de Alfabetização para Jovens e Adultos está com as inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro de 2023.

O Instituto Yduqs é responsável pela realização de ações sociais em diversas unidades de ensino superior e está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos.

Os interessados poderão realizar suas matrículas em um dos campus até o dia 10 de fevereiro de 2023 ou através do site: Instituto Yduqs. Todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos. As aulas terão início a partir do dia 13 de fevereiro.

O Yduqs tem como objetivo diminuir a estatística de analfabetos, de acordo com os dados IBGE, divulgados em junho do ano de 2019, o Brasil registra o número de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais.

No Rio de Janeiro, as aulas serão nos campus: Estácio Ilha do Governador (Zona Norte do Rio); Estácio Nova América (Zona Norte do Rio); Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste); Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense); Estácio Queimados (Baixada Fluminense); Estácio São Gonçalo (Alcântara/Região Metropolitana); Estácio Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Estácio Teresópolis (Região Serrana).

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio comentou a respeito:

“Nossa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto YDUQS, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. Mais de 800 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”.

O programa possui duração de quatro meses, os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio, como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática e com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração.

O objetivo é que ao final do curso, os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativos de dispositivo móvel.

Além do Rio de Janeiro, o programa também será oferecido nos Estados de: São Paulo, Rio de Grande do Norte, Amazonas, e também no Distrito Federal.

Confira alguns depoimentos de alunos:

Valter Lopes de Souza, 61 anos:

“Depois que participei do programa, minha vida e meu modo de pensar mudaram completamente. Agora, tenho mais vontade de aprender as coisas e quero concluir meus estudos. As professoras me ajudaram a ler e escrever melhor, vou avançar mais e me sinto motivado a continuar estudando. Sonho em ser um engenheiro civil.”

Carlos Alberto Pessanha dos Santos, 66 anos:

“Há muito tempo, estudei em vários lugares, mas na época não consegui aprender quase nada. O carinho, a atenção e a dedicação de todas as professoras me ajudaram muito a soletrar e, depois ler” Disse também que vai conseguir “escrever de carreirinha”, completar uma frase inteira.

Inscrições até o dia 10 de fevereiro
Site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao
Início das aulas: 13 de fevereiro

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo e jornalista comunitária.