Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações de prevenção contra a dengue

Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar o aparecimento de focos do mosquito e reduzir os casos da doença na cidade.

Em 2023, foram registrados 23.542 casos de dengue no Rio, com seis mortes. A SMS acompanha de perto a situação por meio do Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE) e ampliou as ações de combate ao vetor.

As equipes de Vigilância em Saúde realizam constantemente as atividades de prevenção e controle do Aedes aegypti, conforme o Plano Verão. Em 2023, os agentes visitaram mais de 11 milhões de imóveis, e mais de 2 milhões de recipientes que poderiam acumular água e servir de criadouros foram tratados ou eliminados.

Este ano, 64 mil imóveis já foram inspecionados. A SMS priorizou as áreas mais afetadas, como a Zona Oeste, que teve os maiores números de casos confirmados da cidade em 2023: Guaratiba (2.137 casos), Campo Grande (2.088), Santa Cruz (1.468), Paciência (1.228) e Bangu (955).

A SMS também promove ações educativas e de mobilização social para conscientizar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas, buscando estimular a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Tais iniciativas são realizadas, entre outros locais, na rede de Atenção Primária (formada por clínicas da família e centros municipais de saúde) e nas escolas municipais, por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa