Rio de Janeiro

SUS obtêm resultados positivos na luta contra hepatites

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comemora os resultados positivos do Sistema Único de Saúde (SUS) na luta contra as hepatites virais, que têm o dia mundial dedicado a elas nesta sexta-feira (28).

A SMS intensificou a vacinação contra a hepatite B no Julho Amarelo, alcançando mais de mil pessoas em vários locais da cidade. Além disso, houve uma queda expressiva nas notificações de casos de hepatites virais no município nos últimos anos. A hepatite C, por exemplo, teve uma redução de 85% em nove anos, enquanto as hepatites A e B diminuíram 75% e 70%, respectivamente.

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e são causadas por diferentes tipos de vírus. No Brasil, as mais frequentes são as do tipo A, B e C, que apresentam características distintas.

O SUS tem oferecido diagnóstico e tratamento adequados para as hepatites, contribuindo para a diminuição dos casos. O teste rápido ou o exame de sangue para detectar as hepatites estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. A medicação, principalmente para a hepatite C, também está mais acessível, pois pode ser encontrada em diversas unidades espalhadas pela cidade do Rio.

Os dados históricos mostram a evolução no controle das hepatites. Em 2013, foram registrados 1.040 casos de hepatite C, enquanto neste ano, até agora, foram 149. De hepatite B, foram 374 casos há 10 anos e 79 neste ano. A hepatite A passou de 480 casos em 2013 para 36 em 2023 até agora.

Veja também:

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.