Rio de Janeiro

Vini Jr recebe Medalha Tiradentes e Medalha Pedro Ernesto no Maracanã

Vinícius Júnior, jogador de futebol do Real Madrid e da Seleção Brasileira, foi homenageado com a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em cerimônia realizada no Estádio do Maracanã.

O vice-governador Thiago Pampolha anunciou a sanção da Lei 10.053/2023, que estabelece a Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas. Essas iniciativas foram propostas após o atleta ser alvo de insultos racistas durante uma partida do Campeonato Espanhol.

A deputada Verônica Lima (PT), autora do Projeto de Resolução 148/23, e que concedeu a Medalha Tiradentes ao jogador, elogiou a luta de Vini Jr. no combate ao racismo.

“A medalha ao Vini Jr. foi proposta por mim, mas teve a aprovação de todos os deputados da Assembleia Legislativa. Assim como o Vini, sou nascida e criada em São Gonçalo, onde ele fundou o Instituto Vini Jr., beneficiando crianças em vulnerabilidade social. É uma honraria merecida por seu trabalho dentro e fora de campo”.

“É um momento de muita alegria para nós, combatentes do racismo estrutural. Vini Jr. merecia muito essa medalha. Ele não fingiu que nada estava acontecendo ou baixou a cabeça. O Vini Jr. enfrentou os racistas e disse que aquilo ali não era normal. Com isso, ele se tornou exemplo para muitas crianças”.

O deputado Professor Josemar (PSol), autor original do projeto que estabeleceu a Política Estadual Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas, espera que a lei seja um modelo para todo o país.

“É um orgulho ter um jogador gonçalense enfrentando mundo afora o racismo estrutural e original, aquele que veio nos navios negreiros. Estou feliz em participar da sanção dessa lei que deve se tornar referência em todo Brasil. Com racismo não tem jogo nem mediação”.

Vini Jr. também recebeu a Medalha Pedro Ernesto, entregue pela vereadora Mônica Cunha (PSol), e o título de Cidadão Carioca, concedido pelo presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado (PSD). Além disso, ele gravou seus pés na “Calçada da Fama” do Maracanã.

A cerimônia contou com a presença da deputada Dani Monteiro (Psol), e dos secretários de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, e da Casa Civil, Nicola Miccione.

Veja também:

Alerj aprova medidas contra o racismo nos estádios e concede Medalha Tiradentes a Vini Jr

Vinicius Junior receberá Medalha de Mérito Pedro Ernesto

Imagem do corpo: Evelyn Lee│Alerj

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.