Campanhas

Aniversário da Pastoral da Juventude da Diocese de Nova Iguaçu

A Pastoral da Juventude Diocese de Nova Iguaçu apesar de existir antes da década de 1980, a sua primeira reunião diocesana e organizada, se deu em 1980 tendo como Padre assessor o Giaccinto. E tem como marco histórico para o dia 31 de Janeiro um discurso de dom Adriano Hipólito bispo da época na Diocese que pedia de maneira urgente uma organização da PJ na diocese.

Discurso de Dom Adriano Hipólito:

“Precisamos de agentes adultos, firmes e engajados, padres e leigos que assumam com convicção, com otimismo esse aspecto da Pastoral da Igreja, chamada Pastoral da juventude, que signifique uma inserção dos jovens no esforço, da nossa Igreja aqui na Baixada.

deve esta coordenação acontecer já e já, nunca é prematura, sempre é tarde demais para começar. É por isso que faço um apelo aos responsáveis, a todos aqueles que sentem esse amor a Igreja e a juventude, que deem sua colaboração, que estejam dispostos a dar todo apoio, todo incentivo, também no que diz respeito a infraestrutura.

O meu desejo é esse, e também minha alegria: que se coordene, se estruture uma Pastoral da juventude com necessidade da nossa Baixada.

espero que a partir desse encontro da região ll, outras regiões se sintam animadas a fazer o encontro de jovens, e assim podemos brevemente, no mais tardar, o correr deste ano, ter organizada, estruturada, dinâmica, alegre, otimista, transbordante, viva, esperançosa, a nossa Pastoral da juventude.

creio que estamos numa boa pista, precisamos de um pouco mais de coragem e também de prece. Não podemos esperar que o tempo passe indefinidamente, sobretudo porque os jovens deixam de ser jovens. Precisamos começar já e já a nossa Pastoral da juventude.

esse é o meu apelo a todos os queridos ouvintes do nosso querido programa, e também aqueles que são responsáveis pela vida de nossa querida Igreja.

A juventude é essencial, essencialmente necessária para a pastoral da Igreja que quer ser a realização do evangelho aqui em nossa Baixada”.

Diante disso nesses anos a PJ foi construída por muitas mãos e cheia de utopias, realizando eventos, capacitações, formações, missões, evangelizando as juventudes e se lançando para acolher e ama-las profundamente.

Um fruto profético na Baixada pela luta de Direitos Humanos, a PJDNI já articulou para a criação da Rural em Nova Iguaçu, lançou campanha nacional contra o extermínio de jovens, e mais recente de combate aos ciclos de violência sofridos pelas mulheres. Tendo sua espiritualidade libertadora, não falta muita reza com encontros de espiritualidade e formações, não falta muita luta ocupando espaços na sociedade que visam políticas públicas para os jovens, e se tratando de jovens, não falta muita festa, na capacidade de se encontrar, reencontrar e se conectar.

São muitos ciclos feitos em assembleias para que a mesma continue jovem e viva. Assembleia é uma reunião de toda a PJDNI que acontece no ciclo de três a quatro anos e tem como objetivo, pensar e avaliar os anos de caminhada e planejar o serviço pastoral pelo próximo ciclo, onde o ponto alto é a eleição de uma nova coordenação diocesana, indicada pelos regionais que dividem a Diocese presente em 7 municípios da Baixada.

A ComCausa realizou uma entrevista com a coordenação diocesana vigente no ano de 2023:

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa