Baixada FluminenseDestaque

Ato em lembrança da chacina da Baixada em Queimados

Nesta sexta-feira, dia 31 de março, amigos e familiares das vítimas da chacina da Baixada promoveram um ato em Queimados.

A concentração se deu na parte da manhã na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro de Queimados, por iniciativa de Silvânia Azevedo dos Santos, também conhecida como Nem, irmã de Renato, que foi uma das vítimas dos policiais militares na chacina ocorrida em 2005.

“Esse é um mês de muitas lembranças, de muita saudade. Eu estava relembrando esses 18 anos da chacina com muita dor” – disse Silvânia Azevedo – “A gente faz isso aqui para manter a lembrança, para nunca cair no esquecimento, ara que não venha acontecer com outras famílias o que aconteceu com as nossas há 18 anos atrás. E que a gente vê ainda acontecer muito agora”.

A Chacina da Baixada ocorreu em 31 de outubro de 2005 na região da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Na ocasião, 30 pessoas foram baleadas e 29 foram mortas em diferentes locais da região, em um episódio de violência que chocou o país. As vítimas eram, em sua maioria, moradores de comunidades carentes da região. O crime foi cometido por um grupo de extermínio formado por policiais militares que agiam de forma criminosa, sem autorização ou mandado judicial.

A Chacina da Baixada se tornou um dos episódios mais marcantes da violência policial no Brasil e levantou debates sobre a atuação das forças de segurança. Entretanto, mesmo depois de tanto tempo, continua a impunidade e a falta de medidas efetivas para combater a violência e garantir a proteção dos direitos humanos das pessoas do estado do Rio de Janeiro.

Bispo divulga nota de apoio às famílias

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, deixou uma mensagem de acolhimento aos familiares e um pedido de mansidão a sociedade, valorizando a vida humana:

Hoje faz 18 anos da “Chacina da Baixada” onde 29 pessoas foram assassinadas. Convém guardar a lembrança deste fato triste de nossa história para que não se repita e para que mantenhamos firme o nosso empenho na construção de uma cultura do encontro e da paz! Nossa solidariedade aos parentes, pais e mães, das vítimas dessa violência e de tantas outras que infelizmente mancham de sangue o chão dessa amada terra. Que Jesus Crucificado e a Senhora da Piedade nos ajudem e nos inspirem gestos de mansidão e coragem para valorizar a vida humana em todas as suas etapas.

Chacina da Baixada completa 18 anos

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa