Cine Rosa Choque promove Cultura de Direitos

Moradores de periferias têm a oportunidade de assistir filmes com o Cine Rosa Choque, um fusca rosa que leva o cinema até as comunidades.

Sabemos que nem todos têm a oportunidade de ir ao cinema assistir um filme, tanto pelo custo quanto pelo deslocamento, pensando nisso, a Prem Karima pensou num jeito de levar o cinema até as comunidades.

Com seu fusca rosa, equipado com uma grande tela improvisada com pano branco, Prem Karina exibe filmes para a população. Mas não é uma simples sessão de cinema, o objetivo é levar cultura para aqueles que nao possuem acesso à ela, são realizados debates sobre violência contra as mulheres, feminismo, cultura de direitos, pautas a respeito da população LGBTQIAP+, combate ao racismo, entre outros.

O Cine Rosa Choque já esteve na Baixada Fluminense, no município de Itaguai. E grande parte das pessoas presentes relataram nunca ter ido ao cinema. E esse projeto pôde proporcionar esse momento.

O projeto recebe financiamento coletivo, através de vakinhas online, doações, editais de incentivo à cultura e parcerias público-privadas.

Imagem: Cine Rosa Choque/Instagram 

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Débora Barroso

Estudante de ciências sociais e colaboradora da ComCausa.