BrasilCrianças com direitosDestaque

Curta Sonhos da Isah receberá prêmio no I Festival Nacional no MAM

O I Festival de Curtas Flávio Migliaccio – FESTFLÁVIO ocorrerá neste fim de semana na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. O evento, que presta homenagem ao icônico ator e diretor Flávio Migliaccio, reúne apreciadores do cinema e amantes de histórias envolventes.

O festival apresentará uma seleção de 168 produções vindas de todas as regiões do Brasil, abrangendo categorias como animação, documentário, experimental e ficção. A partir dessa seleção, um painel composto por 16 renomados jurados – um para cada categoria – escolheu 16 obras que se destacaram entre as submissões. Os vencedores serão agraciados com o Troféu do Festival, em uma cerimônia agendada para os dias 26 e 27 de agosto, na própria Cinemateca do MAM.

Essa ocasião é especialmente significativa, pois o dia 26 de agosto marca o que teria sido o 89º aniversário do saudoso Flávio Migliaccio, cujo legado continua a inspirar gerações de cineastas e amantes da arte cinematográfica. Coincidentemente, no dia em que a lei da alienação parental completa 13 anos, um emocionante curta-metragem que aborda esse tema com muita sensibilidade será um dos premiados.

Curta “Sonhos da Isah” receberá prêmio

Entre os filmes selecionados, destaca-se “Sonhos da Isah”, um emocionante curta-metragem idealizado pelo paranaense João Ricardo Costa, que receberá o prêmio neste sábado. Como o diretor João Ricardo Costa não poderá estar presente, a cerimônia de premiação, agendada para 26 de agosto, contará com a presença do jornalista Adriano Dias, fundador da OSC ComCausa, instituição de direitos humanos, e também militante no combate à alienação parental. Ele representará tanto João Ricardo Costa na solenidade.

Conheça a história

A história de “Sonhos de Isah” é uma tocante fábula que explora os laços entre pai e filha, utilizando aventuras para transmitir valiosas lições sobre o amor familiar e uma perspectiva sobre a prática da alienação parental. O filme também convida o público a refletir sobre a importância de garantir que as crianças possam manter uma relação saudável com ambos os pais, abordando uma realidade que afeta inúmeras crianças ao redor do mundo.

O curta “Sonhos de Isah” transcende sua mensagem impactante e alcança um público amplo e diversificado. Seus quatro episódios têm sido exibidos em festivais, escolas, cinemas e espaços públicos tanto no Brasil quanto no exterior. O curta-metragem foi dublado e legendado em diversos idiomas, cativando audiências ao redor do globo. Participando de mais de 150 mostras e festivais, o filme conquistou reconhecimento e prêmios, incluindo o prestigioso Prêmio Brasil de Cinema Infantil 2020, na categoria de júri popular.

Aberto ao público

Para os interessados em participar, o evento ocorrerá no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um espaço icônico para a apreciação da cultura e das artes cinematográficas.

A entrada será gratuita para todos, tornando o evento acessível a um público diversificado.

Confira a programação neste link.

O Endereço do MAM Rio é Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 20021-140.

Saiba mais sobre a animação:

Sonhos da Isah na Amazon

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo