Campanhas

Dia internacional do Maçom

O Dia Internacional do Maçom surgiu em 1994, por ocasião da Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte. No Brasil, a data passou a ser celebrada em obediência ao decreto 003, de 10/02/95, do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil da época, Soberano irmão Francisco Murilo Pinto.A data é uma alusão ao aniversário de nascimento do maçom George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos, em homenagem aos princípios maçônicos de Liberdade que nortearam a formação daquele país e que serviram de exemplo para o Mundo.

Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 milhões (58%) nos Estados Unidos, 1,2 milhão (22%) no Reino Unido e 1,1 milhão (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 211 mil maçons regulares (2,7%) e 4.700 Lojas.

No Brasil, as Potências Maçônicas reconhecidas nacional e internacionalmente são as Grande Lojas, integrantes da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil -CMSB, da qual fazemos parte, os Grandes Orientes Estaduais, filiadas à Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, e o Grande Oriente do Brasil – GOB.

O Grande Oriente do Brasil possui, hoje, aproximadamente 2.400 lojas e cerca de 97.000 filiados. É a maior Obediência Maçônica do mundo latino e obtém o reconhecimento de toda a Maçonaria Regular.

O Dia do Maçom no Brasil é comemorado dia 20 de Agosto. Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos. Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta “sociedade secreta” teve para um dos momentos históricos mais emblemáticos do país: a Independência do Brasil.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa