DestaqueRio de Janeiro

Espetáculo Sons da Independência no Palácio Tiradentes

Estreou no Palácio Tiradentes, o espetáculo “Sons da Independência” e contará com apresentações de Mart’nália e Toni Garrido. 

O musical faz parte das celebrações do Bicentenário da Independência, e conta com vários ritmos da cultura brasileira. Mart’nália e Toni Garrido cantam clássicos como: Chiquinha Gonzaga, Cartola, Tom Jobim, Elis Regina e Dona Ivone Lara.

“O espetáculo começa lá de trás, pelo fato de ambos termos nascido em 7 de setembro, sermos independentes, contemporâneos e termos a mesma ‘vibe’. Nos juntamos a outras pessoas de cultura – o José Maria (Braga), que fez o roteiro, e o Nelson Freitas (subdiretor de Cultura da Alerj), que fortalece nossos pensamentos artísticos e culturais, e também uma turma enorme: o Galo Preto, uma orquestra incrível de samba e choro, e os músicos que trabalham com a Mart´nália”, disse Toni. 

“Temos ainda com a gente Mirabelle, Macaco Branco, Luiz Otávio nos telclados… E a gente se juntou com o Galo Preto, esse grupo carioca maravilhoso, e o maestro que ajudou a criar os arranjos com essas canções, esses sambas todos, que falam da gente mesmo”, completou Mart´nália. 

A atração musical conta também com momentos de prosa e poesia, que fazem uma leitura dos 200 anos de um Rio de artes, literatura e humanidades, com atuação de Augusto Garcia e Carla Guidacci. 

“O roteiro faz também um recorte dos gêneros musicais que surgiram ou se estabeleceram no Rio de Janeiro no século XX e promove também uma homenagem a Luiz Gonzaga e à Tropicália. É um espetáculo para fazer história e ficar na nossa memória”, afirma o subdiretor-geral de Cultura da Alerj, Nelson Freitas.

O espetáculo é uma realização da Subdiretoria Geral de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), da Fundação Anita Mantuano de Artes (Funarj) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. 

Direção: Moacyr Góes 

Curadoria e Direção Musical: José Maria Braga 

Arranjos: Afonso Machado 

Produção Executiva: Simone Lopes 

Banda: Humberto Mirabelli (violão), Tiago Machado (violão e cavaquinho), Zé Luiz Maia (baixo), Luiz Otávio (teclado), Diego Zangado (bateria), Macaco Branco (percussão) e Afonso Machado (bandolim). 

│Data das apresentações: 

28/10 – Sexta-feira – 19h 

01/11 – Terça-feira – 19h 

08/11 – Terça-feira – 19h 

A entrada é gratuita com distribuição de senhas a partir das 18 horas no local. 

Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março s/nº – Centro – Rio de Janeiro│ 

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa