Rio de Janeiro

Favela com Dignidade oferece serviços públicos para moradores de comunidades

No sábado (01), a primeira edição do ano do Programa Favela com Dignidade foi realizada na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, com um recorde de 2.575 pessoas beneficiadas.

A iniciativa visa garantir o acesso a serviços públicos para moradores de comunidades com baixos índices de desenvolvimento social, oferecendo ações como inscrição no CadÚnico e no programa Minha Casa, Minha Vida, encaminhamento para retirada gratuita de documentos e orientação sobre projetos municipais.

Desde 2021, o programa já foi realizado em 18 comunidades cariocas, com mais de 19,5 mil atendimentos diretos. Os resultados da Vila Cruzeiro superam a marca obtida na comunidade Novo Rio, na Gardenia Azul, no ano passado, com 2.035 beneficiados diretos.

Coordenado pela Secretaria Especial de Ação Comunitária e com a participação de diversos órgãos da Prefeitura do Rio, o Favela com Dignidade ofereceu aos moradores atividades e serviços como vacinação contra covid-19 e influenza, matrícula no Projeto de Educação de Jovens e Adultos, orientação sobre Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência, inscrição para esterilização de cães e gatos e oficinas de trança e maquiagem.

Além disso, a Vila Cruzeiro também recebeu serviços públicos de pavimentação, tapa-buraco, implantação de quebra-molas, poda de árvores e manutenção do sistema de iluminação e sinalização.

Imagem do corpo: Prefeitura do Rio

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo