AgendaBrasilDestaque

Veja o trailer do documentário: A tragédia das meninas de Realengo

Foi divulgado o trailer da série documental intitulada “Massacre na Escola – A tragédia das meninas de Realengo”, que estria no dia 9 de julho, às 22h, na HBO Max.

Produzida pela Giros Filmes e Warner Bros. Discovery, com direção de Bianca Lenti, a séria é composta por quatro episódios, a série lança luz sobre o trágico massacre ocorrido na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, no Rio de Janeiro, no qual 13 pessoas perderam suas vidas.

Doze anos após o ocorrido, a tragédia na Escola Tasso da Silveira continua reverberando na sociedade brasileira. A diretora e produtora da série documental, Bianca Lenti, ressalta a importância de não esquecer o crime de ódio que vitimou crianças inocentes. A produção investiga as diversas camadas de violência presentes no pior atentado registrado em uma escola brasileira, abordando também casos semelhantes, como o massacre de Suzano em 2019.

Ao longo dos episódios, especialistas e vítimas discorrem sobre as complexas questões históricas e sociais que permeiam esse crime hediondo. A série traz debates e propõe medidas para a prevenção desse fenômeno social, além de explorar a realidade dos grupos de ódio presentes nas redes sociais, onde discursos extremistas, especialmente de misoginia, são disseminados.

Será dia 09/07 às 22h, na HBO. Todo domingo terá um episódio inédito disponível, sempre às 22h:

09/07 – Episódio 01
16/07 – Episódio 02
23/07 – Episódio 03
30/07 – Episódio 04

No dia 09/07 estarão também disponíveis os dois primeiros episódios na plataforma HBO MAX.

Relembre o caso

No fatídico dia 7 de abril de 2011, às 8h30 da manhã, a Escola Municipal Tasso da Silveira celebrava seus 40 anos de funcionamento. Porém, um ex-aluno entrou no local portando duas armas escondidas e se apresentou como palestrante. Neste que foi o primeiro massacre em uma instituição de ensino no Brasil, o atirador efetuou mais de 30 disparos em cerca de 15 minutos, atingindo 24 estudantes, dos quais 12 perderam suas vidas. Dentre as vítimas fatais, dez eram meninas. Testemunhas relataram que o assassino direcionava seus ataques principalmente às alunas da escola. O episódio chocou o país e foi considerado um caso de feminicídio em massa.

O que provoca o aumento da violência nas escolas

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa