Rio de Janeiro

Mais um Espaço da Juventude é inaugurado no Rio

Uma nova forma de capacitar jovens para o futuro foi inaugurada em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Trata-se do quarto Espaço da Juventude, um projeto da Prefeitura do Rio que oferece cursos gratuitos de tecnologias avançadas, como robótica, operador de drone, práticas de DJ, impressão 3D, design de games, indústria avançada e programação móvel. Os cursos são voltados para jovens de 15 a 29 anos que querem se preparar para a Indústria 4.0, um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem.

O Espaço da Juventude funciona em um contêiner da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), com 40m² de estrutura sustentável, na Praça Veluza Bispo, um local de lazer e convivência da comunidade. A unidade começa suas atividades com 150 vagas no curso de Design de Games.

Na inauguração do espaço, o prefeito Eduardo Paes testou um equipamento que está à disposição da população local: um óculos adaptado para deficientes visuais. O aparelho emite um aviso sonoro ao usuário sempre que um objeto ou obstáculo está próximo.

O secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, ressaltou a importância de continuar qualificando jovens para o mercado de inovação tecnológica.

“Esse é um momento histórico aqui para comunidade e muito emblemático para a Secretaria da Juventude, que hoje atingiu a marca de mais de 40 mil pessoas formadas em diversos cursos. Esse Espaço da Juventude tem capacidade para 150 jovens por mês e vai formar para o mercado tecnológico programador, operador de drone, design de games e DJ. São áreas em que falta mão-de-obra qualificada em nossa cidade. Um programador, por exemplo, tem o salário inicial de mais de R$ 3 mil e todos os anos temos um déficit no Rio de Janeiro de mais de 25 mil profissionais neste setor “.

Alunos se tornam professores

Uma ex-aluna se tornou coordenadora do Espaço da Juventude. Raquel Pinto Resende, de 24 anos, é uma ex-aluna que conseguiu uma oportunidade no mercado de trabalho. Ela participou do curso do Programadores Cariocas no ano passado e se destacou tanto que agora é coordenadora do Espaço da Juventude que foi inaugurado neste sábado.

O Espaço da Juventude promove o desenvolvimento crítico e empreendedor dos jovens. Os espaços são equipamentos públicos da Prefeitura do Rio, criados pela JUVRio, com o objetivo de oferecer cursos gratuitos para jovens de 15 a 29 anos nas novas tecnologias da indústria 4.0. Essa área de conhecimento trabalha a automatização e conexão dos processos industriais por meio da comunicação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica. Esses equipamentos de ensino têm uma metodologia baseada no desenvolvimento do senso crítico, colaborativo, investigativo, criativo, empreendedor e autoral dos jovens.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo