Ministério das Mulheres cria Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres Quilombolas
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Ministério das Mulheres anunciou a criação do Fórum Nacional Permanente para Diálogo da Promoção de Estratégias de Fortalecimento de Políticas Públicas para as Mulheres Quilombolas.
O objetivo do fórum é promover o diálogo entre o governo e a sociedade civil para elaborar políticas públicas que combatam as desigualdades e a violência que afetam essa população. A portaria que institui o fórum foi publicada no Diário Oficial da União.
O fórum terá a participação da ministra das Mulheres, três secretárias da pasta e todas as assessorias das demais secretarias, além de representantes dos movimentos das mulheres quilombolas. O colegiado terá caráter consultivo e durará 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Uma das metas do fórum é fortalecer a participação das mulheres quilombolas no planejamento das ações governamentais e na criação de espaços de debate que valorizem e reconheçam suas contribuições. Outros ministérios, como o da Igualdade Racial, poderão participar do fórum, mas sem direito a voto.
Imagem de capa: Busto da líder Quilombola, Maria Conga.