BrasilDestaqueRock ComCausa

Mundos a Destruir é denúncia punk ambiental de 30 anos

O grupo projeto Desordem S.A. foi formado inicialmente por Luiz, Adriano Dias e Ronaldo Chorão (antigo vocalista do Gangrena Gasosa), que se juntaram ao guitarrista Ricardo Blanco, André Drack na bateria e o baixista da banda Sonâmbulos, Adriano Cavalo.

A proposta do  Desordem S.A. surgiu a partir do reencontro de antigos integrantes do movimento punk rock e metal do Rio de Janeiro. Depois de algumas conversas, ficou combinador de resgatar parte da história do som alternativo carioca através da releitura das músicas da banda carioca Desordeiros. Realizou uma série de ensaios no no Estúdio Pardal, em Marechal Hermes, e após alguns encontros o grupo tocou ao vivo abrindo na comemoração dos 40 anos do Cólera, e nos 20 anos do Cara de Porco.

Desordem SA

Produção dos singles

Depois de algumas interrupções devido à pandemia, no qual o grupo passou a se referenciar como “Grupo de Risco SA” devido à idade média de seus integrantes, finalmente no final de 2021 começaram as gravações de 10 músicas do Desordeiros no Estúdio Lux, do músico e produtor Cláudio Dominguez.

Foram finalizadas duas músicas ‘Cruzada da Esperança’ e ‘Mundos a Destruir’ com Adriano e Luiz nos vocais, Adriano Cavalo no baixo e Ricardo na guitarra. A produção musical foi do músico e produtor Cláudio Henrique Dominguez, do Estúdio Lux, e de Adriano Dias. As músicas foram disponibilizadas em dois vídeos singles e um no formato “compacto”, segundo Adriano, em uma brincadeira com os formatos dos antigos mini-LPs da década de 1980.

Clip com denúncia ambiental

Em  ‘Mundos à Destruir’ foi disponibilizado  um webclip com imagens de 40 anos de desastres ambientais, confira aqui:

Ministro-pastor do MEC ilustra capa

Já ‘Cruzada da Esperança’ traz a imagem de um estudante que promoveu um protesto em frente ao Ministério da Educação, remetendo a acusação de que o então ministro e pastor Milton Ribeiro que receberia propina para a liberação de verbas do MEC em barras de ouro.

O vídeo foi editado por Adriano Dias e Débora Barbosa:

Formação do da gravação:

Vocais: Adriano e Luiz

Guitarra: Ricardo Blanco

Baixo: Adriano Cavalo

Bateria: André Drack

Produção: Cláudio Henrique Dominguez, do Estúdio Lux, e de Adriano Dias.

Edição vídeo: Adriano Dias e Débora Barroso.

Clip com denúncia ambiental

Já em ‘Mundos à Destruir’, foi montado um webclip com imagens de 40 anos de desastres ambientais. A capa também do single, faz referência às queimadas que assolam nossas áreas verde.

As músicas serão lançadas no canal do Youtube do Rock ComCausa.

Conheça o Estúdio Lux:

Estúdio de gravação se destaca na Baixada

Veja também a entrevista do Desordem SA no canal do Rock Oculto do dia 03 de agosto de 2020, confira aqui:

O Rock Oculto é uma iniciativa que divulga – através de entrevistas e matérias em vídeo -, a cena independente do Rio de Janeiro de do Brasil. As conversas ficam disponíveis nas redes do Rock Oculto e Rock ComCausa.

Para se inscrever no seguir o canal do Youtube do Rock Oculto, acesse o link > https://www.youtube.com/channel/UCAxhcc2mumyfV7SCFSVu48Q

Página do https://rmareporter.wixsite.com/rockoculto ou em www.comcausa.net/rockoculto

Atualizado 2022 > Publicado originalmente em 05 de agosto de 2020.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *