DestaqueNotícias

Noruega retomará recursos para Amazônia

Com a vitória de Lula, autoridades de vários países se mostram ansiosos para novas negociações. 

O governo da Noruega anuncia retomada de fundos para a Amazônia, para diminuição do desmatamento no Brasil, poucas horas depois da vitória de Lula ser anunciada oficialmente. 

O ministro do Clima e Meio Ambiente, Espen Barth Eiden, confirmou a notícia: 

“Conversaremos com a equipe de Lula para preparar as formalidades e montar uma estrutura de gestão. Há quantias significativas congeladas em uma conta no Brasil no Fundo Amazônia, que podem ser desembolsadas rapidamente” 

Brasil e Noruega tinham o maior fundo de cooperação internacional durante o governo de Lula, com mais de US$ 1 bilhão e administrado pelo BNDES e instituições em Oslo. 

Com o governo de Bolsonaro, Noruega e Alemanha encerraram suas participações de cooperação com o Brasil, devido ao atual presidente colocar exigências que não favoreciam os negócios com os países da Europa. Além do aumento excessivo do desmatamento no Brasil na gestão do atual governo. 

“Houve um aumento maciço do desmatamento sob Bolsonaro, o que tem sido muito preocupante. Todo mundo preocupado com o clima viu dolorosamente como ele desrespeitou completamente os antigos acordos e promessas”, disse o ministro Barth Eiden.  

Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Lula afirmou que um de seus objetivos é cortar as taxas de desmatamento. 

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Alexandre Paiva

Professor de História e colaborador da ComCausa