Rio de Janeiro

Prefeitura instala usina de energia solar em Santa Cruz

Uma nova usina de energia solar será construída em Santa Cruz, no terreno de um antigo aterro sanitário desativado.

A usina faz parte do projeto Solário Carioca, uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura do Rio e o Consórcio Rio Solar, que venceu a licitação com um desconto de 20,5% sobre a tarifa da Light. A usina terá capacidade de 5 megawatts (MW) e usará mais de 11 mil painéis solares.

A energia produzida será destinada a imóveis públicos, como escolas e UPAs, gerando uma economia anual de pelo menos R$ 2 milhões para o Município. O investimento privado será de R$ 45 milhões em 25 anos. A previsão é que a usina comece a funcionar em um ano após a assinatura do contrato, que deve ocorrer em agosto.

O Solário Carioca é um dos projetos da Prefeitura do Rio para promover a geração de energia limpa e reduzir as emissões de carbono na cidade. Outras quatro áreas já foram identificadas para receber outras usinas fotovoltaicas similares.

O projeto conta com o apoio do grupo C40 cities e da agência alemã GIZ, pelo programa CFF – Cities Finance Facility. A estimativa é que a usina evite a emissão de 40 mil toneladas de carbono por ano na atmosfera.

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.