Nova IguaçuSão João de Meriti

Projeto Impulsiona RJ abre vagas de capacitação profissional

Projeto Impulsiona RJ abre mais de 200 vagas de capacitação profissional gratuita em Nova Iguaçu e São João de Meriti.

O projeto de iniciativa do Senac RJ e Sebrae Rio, beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social e contribui com o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões. Em Nova Iguaçu, serão ofertadas 120 vagas em cursos nas áreas de gastronomia, gestão, jardinagem e arranjos florais. Já em São João de Meriti, são 127 vagas com capacitações nas áreas de beleza, garçom e gestão.

A pré-inscrição vai de 30 de janeiro a 10 de fevereiro e deve ser feita de forma presencial, no núcleo mais próximo da residência do interessado.

Em São João de Meriti, os cursos são na Escola Municipal Doutor Getúlio de Moura (Rua Rio das Ostras, lote 33 – Quadra 1 – Trezentos) e, em Nova Iguaçu, no Patronato (Rua Governador Portela, 382 – Centro). O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e ensino fundamental 1 completo. Na pré-inscrição, é feita uma entrevista de perfil socioeconômico e logo após uma seleção.

A divulgação do resultado é a partir do dia 13 de fevereiro. Os selecionados serão acionados para agendar a entrega dos documentos e preencher a ficha de inscrição. Todos os participantes selecionados receberão ticket refeição, kit aluno e material para as aulas.

O projeto Impulsiona RJ visa contribuir para a superação da pobreza pela via da inclusão produtiva, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de comunidades e regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo de dois anos, o Impulsiona RJ prevê beneficiar 1500 famílias oferecendo formação profissional voltada para empregabilidade e geração de renda por meio do empreendedorismo no setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A iniciativa atua nas vocações regionais, mobiliza as comunidades e contribui para o desenvolvimento local. O público-alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores de comunidades e áreas vulneráveis do estado do Rio de Janeiro, em especial aquelas registradas no Cadastro Único do Governo Federal. Além dos cursos, o programa ainda oferece ações de cidadania.

Em São João de Meriti, o projeto tem parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e do Sindicato do Comercio Varejista de São João de Meriti (Sincovame). Já em Nova Iguaçu, a parceria é com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e Patronato.

Para mais informações, entre em contato:
Patricia Diniz
Gerência de Assessoria de Imprensa | Depto. Regional Rio
(21) 3138-1240 / (21) 98229-3303
[email protected]
www.rj.senac.br

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.