Teresópolis lança pedra fundamental do monumento às vítimas da tragédia de 2011

O governador em exercício, Cláudio Castro, e o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, acompanhado do vice-prefeito, Ari Boulanger, participaram, nesta segunda (11/01), na antiga fábrica da Sudamtex, do lançamento de pedra fundamental do Memorial em Homenagem às Famílias Vitimadas pela Tragédia Natural de 2011.

O monumento foi idealizado por Ricardo Guarilha, artista plástico e servidor municipal de Teresópolis. A estrutura é composta por elementos cilíndricos que sugerem elevação e crescimento, com uma base livre que permite a interatividade do público. As cores remetem a elementos da natureza e sobre o conjunto há a silhueta de uma pomba, que simboliza sentimentos de renovação e esperança.

Na ocasião, o prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen, entregou um ofício ao governador em exercício com as demandas das associações das vítimas da tragédia de 2011, levantadas em reuniões anteriores organizadas pelo município.

“Este monumento é de uma grande sensibilidade do prefeito, pois tragédias não podem ser esquecidas com o tempo. A lembrança do que aconteceu ficará marcada nos corações das pessoas. E que esse monumento seja também uma lembrança a cada dia da nossa responsabilidade para que tragédias como essas não aconteçam”, destacou o governador.

Governador encerrou a agenda no município na homenagem aos profissionais e cidadãos que se empenharam na tragédia em 2011

Completando a agenda do Governo em Teresópolis, Cláudio Castro participou no início da noite desta segunda-feira da homenagem aos profissionais e cidadãos que se empenharam na tragédia em 2011, realizada no quartel do 16º Grupamento de Bombeiros Militar.

Em memória dos 10 anos da tragédia da Região Serrana a cerimônia começou com um ato inter-religioso em homenagens às vítimas. Dois militares, que eram moradores da cidade e estavam em casa, morreram no desastre – os cabos Isaac Bravo (lotado no próprio quartel de Teresópolis) e Ruan Carlos Guarillha (lotado no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé) foram homenageados na solenidade.

Houve também a entrega da Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil para personalidades civis e militares e instituições que foram de extrema relevância durante as ações de resposta à tragédia da época.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Thauan Mendes

Thauan Mendes

Graduado em letras, professor de inglês, jornalista social da ComCausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *