Brasil

Em aniversário de Pixinguinha é comemorado Dia Nacional do Chorinho

Abril é o mês do choro, e no dia 23 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Chorinho, considerado o primeiro gênero urbano musical do Brasil, uma mistura de estilos africanos e europeus. A data foi escolhida em razão do nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido mundialmente como Pixinguinha, símbolo maior do choro.

Em 1919, formou o grupo “Oito Batutas”, que após se apresentar por um tempo no Centro do Rio começou a receber convites para apresentações em outros estados brasileiros. Anos depois, embarcaram para uma temporada de mais de 6 meses em Paris, empolgando os europeus com chorinhos, sambas e maxixes. O grupo foi citado por Emicida em seu documentário “AmarElo” como um símbolo do povo negro brasileiro e sua cultura e inventividade influenciando a então considerada capital das artes no mundo.

“A benção, Pixinguinha, tu que choraste na flauta todas as minhas mágoas de amor” (Vinicius de Moraes).

Em 1923, Pixinguinha compôs “Carinhoso”, que posteriormente recebeu letra de João de Barros, e em 1937 foi gravada por Orlando Silva, tornando-se o chorinho predileto do flautista e um de seus maiores sucessos.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

___________

Tatiane Silvana

Tatiane Silvana é educadora, apaixonada por Artes plásticas e fotografia. Formada em Artes Visuais pela UERJ, com pós em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II e colaboradora da ComCausa.

Comunicando ComCausa

Projeto Ponto de Cultura e Mídia Livre da ComCausa.