Rio de Janeiro

Alerj lança canal de atendimento para combater o uso de drogas

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) anunciou nesta quarta-feira (23), a criação de um canal de atendimento dedicado a receber informações relacionadas ao uso de drogas.

A iniciativa visa ampliar os esforços de combate ao uso indevido de substâncias e também a prevenção ao consumo do novo composto conhecido como K9, que é feito à base de canabinoide sintético. O serviço funciona tanto por meio de um número 0800 durante uma semana, como através do WhatsApp nos fins de semana.

O anúncio foi feito durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Combate ao Uso de Drogas da Alerj, na sede do Parlamento fluminense. Na ocasião, a Subsecretaria de Estado de Cuidados Especiais, ligada à Casa Civil, apresentou uma cartilha contendo informações cruciais sobre prevenção ao uso da droga K9.

O deputado Danniel Librelon, presidente do colegiado, ressaltou que o Projeto de Resolução para a criação do canal 0800 foi aprovado pela presidência da Alerj.

“É um ganho muito grande de uma demanda que a Comissão pleiteou e estamos conseguindo avançar. Agora, vamos tratar dos aspectos técnicos para que a gente possa inaugurar e fazer a divulgação do número ao público e aos demais órgãos”, explicou.

O sistema de atendimento tem como objetivo central receber denúncias e informações relevantes relacionadas ao uso de drogas, direcionando essas informações para os órgãos responsáveis ​​pela abordagem do problema.

“Dependendo da natureza da demanda, acionaremos os órgãos pertinentes. A Secretaria de Saúde e a Assistência Social beneficiarão entre as instituições envolvidas. Um protocolo será previsto para garantir a eficácia do processo, e também estamos comprometidos com a transparência, através dos canais que criaremos nas redes sociais”, acrescentou Librelon.

A medida da Alerj é mais um passo em direção à conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas no estado do Rio de Janeiro, refletindo o compromisso das autoridades em lidar com essa questão de saúde pública de maneira abrangente e eficaz. O novo canal de atendimento deverá fornecer um meio eficiente para que os cidadãos possam contribuir ativamente nesse esforço coletivo.

Imagem de capa meramente ilustrativa.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa