Rio de Janeiro

Professores de educação física serão capacitados para treinar crianças com TEA

O Governo do Estado vai firmar um convênio com a Special Olympics, uma organização mundial de esporte, para capacitar professores de Educação Física para atuar com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas estaduais do Rio.

O anúncio foi feito pelo presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio (Suderj), Renato de Paula, em uma audiência pública conjunta da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) com a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, realizada nesta segunda-feira (02). O acordo deve ser assinado ainda este mês.

A audiência teve como tema a importância da neurociência na inclusão esportiva e no lazer da pessoa com autismo. Ela foi presidida pelo deputado Júlio Rocha (Agir), vice-presidente da Comissão de Pessoa com Deficiência da Alerj, e pelo deputado federal Otoni de Paula (MDB/RJ), membro titular da Comissão do Esporte em Brasília. Foi a primeira vez que a comissão federal fez uma audiência em um Parlamento estadual.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1% da população tem o transtorno. Isso significa que há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil. No Estado do Rio, a estimativa é de 160 mil pessoas com autismo, uma condição que vem aumentando nos últimos anos. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Otávio Pompeu, apresentou um dado alarmante: autistas vivem até 25 anos menos do que uma pessoa sem o transtorno, a principal causa dessa diferença de mortalidade é que o autismo não está sendo tratado adequadamente.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.