NotíciasRio de Janeiro

Conselho Espírita do Rio mantém suspensão de reuniões

Por meio de nota pública, o Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro informou que os os locais precisam se organizar para atender as regras impostas pelas autoridades sanitárias e se posiciona contra a retomada, neste momento, das reuniões públicas, devido a possíveis aglomerações, e privadas, que no geral participam com mais frequência as pessoas com mais de 60 anos ou que possuem doenças crônicas preexistentes.

Confira abaixo a nota completa:

O CEERJ e a reabertura das instituições

Companheiros de ideal espírita,
Alguns espaços religiosos já estão funcionando. Outros estão se preparando para voltar e outros ainda irão levar mais um tempo para terminar esse preparo e reabrir.

A posição do CEERJ é: manter as regras de distanciamento e a suspensão das atividades presenciais,tanto as reuniões públicas, por conta da aglomeração, como as reuniões privadas, pois ocorrem em salas com pouca ventilação ou sem condições de distanciamento, em geral com pessoas maiores de 60 anos ou com doenças crônicas preexistentes.

Nossas instituições precisarão se organizar para atender às regras para o retorno, que não são nossas, mas das autoridades, além de termos uma grande população em risco de adoecer gravemente e até mesmo desencarnar.

O conteúdo da carta, que o CEERJ foi signatário, em conjunto com mais 27 tradições religiosas, não és obre o dia de abertura dos espaços, mas sim uma mensagem de Paz, Esperança e Fé, direcionada à população neste momento em que necessitamos do suporte das religiões.

Outro ponto importante é que o documento não trata da reabertura como a Imprensa vem divulgando, destacando-se que pela primeira vez no Brasil, 28 segmentos religiosos diferentes se reuniram para escrever uma carta a população.

E a mensagem espírita pode ser divulgada mesmo que não estejamos presencialmente nas casas espíritas.

Sabemos como nossas instituições são importantes para nós e que muitos irmãos não possuem acesso às reuniões virtuais, mas podemos buscar outras formas de entrar em contato com eles e amá-los, pois mais importante que o estudo e a palestra é nosso amor, afinal “amai-vos, este o primeiro mandamento”.

As atividades de acolhimento social estão sendo realizadas de forma segura por muitas instituições e o SAPSE/CEERJ, desde o início do distanciamento social, vem auxiliando as instituições sobre este tema e a formação de uma rede de atenção.

Pedimos, então, que nos guardemos em nossos lares, se possível. E aos idosos e demais irmãos em risco, que se esforcem mais um pouco e continuem a assistir online as atividades. As instituições que desejarem suporte e capacitação para reuniões virtuais poderão encontrar com a Área de Comunicação (ACSE) do CEERJ.

Muito obrigado pela atenção de todos.

Que Jesus continue nos amparando neste momento transformador do nosso planeta.

CEERJ

| Editado por Emanuelle Cavalcanti

Comunicando ComCausa

Projeto Ponto de Cultura e Mídia Livre da ComCausa.