BrasilDestaqueRock ComCausa

Desordem SA disponibiliza novo clip e volta aos ensaios

Uma onda nostálgica está tomando conta da cena musical carioca com o retomada da banda punk Desordem SA, formada por amigos que foram parte ativa dos movimentos alternativos na década de 1980. Após um período de produção, o grupo finalmente disponibilizou o tão aguardado EP “É a Volta dos Mortos Vivos” – desordemsa.bandcamp.com – na internet, trazendo de volta o espírito revolucionário do punk e o som cru que marcou uma geração.

A banda Desordem SA é um grupo composto por membros que participaram dos movimentos alternativos e punks do passado que decidiu reavivar a chama do punk carioca dos anos 80. O EP “É a Volta dos Mortos Vivos” é um tributo à banda punk hardcore Desordeiros, que teve um papel importante na cena da época. A banda, após anos de ensaios e shows comemorativos, entrou em estúdio em 2022 para gravar as oito músicas que compõem o EP lançado em 2023.

Sons do passado, mensagens para o presente

O EP carrega consigo não apenas a nostalgia sonora, mas também mensagens que ressoam com os tempos atuais. A faixa “Progresso”, por exemplo, aborda questões ecológicas, um tema que era incomum para o punk rock da década de 1980. Isso mostra como tanto o Desordeiros , como o Desordem SA está atualizando suas raízes para abordar temas relevantes de hoje, mantendo o espírito crítico e provocador do punk.

Da Zona Oeste, passando pela Baixada Fluminense ao Centro do Rio

Com a produção realizada no Estúdio Lux, na Baixada Fluminense, o EP captura a autenticidade do som punk dos anos 80, ao mesmo tempo em que adiciona um toque de qualidade moderna. As músicas foram elogiadas pela produção de Cláudio Henrique Dominguez, Estúdio Lux, com o acompanhamento de Adriano Dias do Desordem SA, que conseguiram capturar a energia “rústica” desejada, mas com um brilho contemporâneo.

Retorno aos palcos e além

Além de lançar o EP, Desordem SA também está retomando sua presença nos palcos. A banda anunciou sua participação na abertura do show da banda mexicana Acidez, marcado para o dia 15 de outubro no icônico Heavy Bear, situado na Rua Ceará, na Praça da Bandeira, centro do Rio de Janeiro. A espera pela apresentação ao vivo está deixando os fãs ansiosos para reviver a intensidade e a energia do punk ao vivo.

Desordem SA Desordeiros

Uma viagem nostálgica e atual

A música “Progresso”, uma criação da banda Desordeiros, teve sua primeira gravação originalmente destinada à coletânea “Ataque Sonoro”, lançada no ano de 1985. Este álbum se revelou um registro de importância singular, destacando dezenas de grupos punk e documentando o contexto desafiador no qual essas bandas lutavam para eternizar suas criações. Além desse contexto, um aspecto notável associado a essa canção é possivelmente seu pioneirismo como uma das primeiras incursões no cenário do rock brasileiro, especificamente do punk rock, a incorporar elementos de consciência ecológica. Isso se destacava como um tema pouco explorado por outras bandas na época, conferindo à música uma relevância adicional.

Se você quiser conhecer mais sobre a banda e ouvir o EP, visite confira o Lyric Video da música “Progresso” abaixo:

É a Volta dos Mortos Vivos

A volta de Desordem SA e a disponibilidade do Ep ‘É a Volta dos Mortos Vivo’na internet é mais do que uma viagem nostálgica ao passado. É um lembrete de que os valores e a energia do punk podem continuar a inspirar e provocar, mesmo décadas depois. Com mensagens relevantes e uma sonoridade que resgata a autenticidade do movimento, a banda prova que o punk está mais vivo do que nunca.

A gravação contou com Ricardo e André Drack na guitarra e bateria, respectivamente. Sendo o vocal principal feito por Luiz, com Adriano Dias na segunda voz e Django da BF (do Juventude Perdida) complementando o refrão e a terceira voz, além de ter gravado as linhas de baixo.

Quem quiser conferir basca clicar em desordemsa.bandcamp.com

| Portal C3 | Portal C3 Oficial

| Comunicação de interesse público | ComCausa

| Virtuo Comunicação

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.