Dia da Informática

Esta data é uma homenagem à tecnologia que trouxe inúmeros avanços, benefícios e facilidades para o cotidiano das pessoas: a informática!

Através de programas, softwares ou por intermédio da própria internet, a informática se transformou ao longo dos anos numa ferramenta essencial para as tarefas básicas e avançadas de qualquer empresa e da vida rotineira.

Origem do Dia da Informática

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi nesta data, em 1946, que surgiu o ENIAC, o aparelho que seria o antecessor dos atuais computadores.

ENIAC

O ENIAC foi o primeiro aparelho eletrônico de grande escala. A sigla ENIAC quer dizer Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer. Esse aparelho é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala.

Os responsáveis pelo desenvolvimento de tal dispositivo foram os cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

O objetivo do ENIAC era de processar cálculos e com ele era possível realizar 5 mil operações por segundo.

Tal apetrecho foi resultado de pesquisas americanas para o aprimoramento de tecnologia bélica.

Dessa forma, o aparelho foi utilizado na Segunda Guerra e na Guerra Fria, sendo curioso e contraditório que o desenvolvimento de uma engenharia para uma causa nada nobre, hoje seja tão útil na vida das pessoas.

Emanoelle Cavalcanti

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *