Rio de Janeiro

Escolas públicas do Rio de Janeiro podem instituir o Dia do Esporte

Agora é Lei, escolas públicas do Rio de Janeiro podem instituir o “Dia do Esporte”. Um evento que promove a realização de campeonatos esportivos de diferentes modalidades, visando a integração da comunidade escolar.

A Lei foi sancionada pelo governador em exercício e publicada no Diário Oficial do Executivo na segunda-feira (18). A proposta do projeto foi elaborada por uma estudante de Paraty durante 13ª edição do Parlamento Juvenil, em 2022.

A organização e a execução do evento ficarão a cargo da direção da escola, dos professores de Educação Física e dos grêmios estudantis, que deverão oferecer todo o apoio necessário aos alunos. A programação deverá abranger as diversas séries e idades de cada escola. Além disso, a escola deverá promover a alimentação saudável durante o “Dia do Esporte”.

Prática de esportes nas escolas

A importância de promover a prática de esportes nas escolas é um tema que merece atenção e reflexão. O esporte é uma atividade física que traz benefícios para a saúde, o desenvolvimento e o bem-estar dos estudantes. Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, a coordenação motora, a força e a resistência muscular, o esporte também contribui para a formação de valores, como o respeito, a cooperação, a disciplina e a autoestima.

Pode ainda favorecer o aprendizado, a concentração, a criatividade e a socialização dos alunos, estimulando o seu interesse e o seu envolvimento com a escola. Por isso, é fundamental que as escolas ofereçam oportunidades e incentivos para que os estudantes pratiquem esportes de forma regular, diversificada e prazerosa, respeitando as suas preferências e as suas potencialidades.

Imagem de capa meramente ilustrativa.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.