Rio de Janeiro

Praia de Icaraí recebeu a 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

No último domingo, dia 3 de setembro, um evento emblemático, a Caminhada pela Liberdade Religiosa, tomou lugar nas areias da Praia de Icaraí. O suporte da Prefeitura de Niterói se apresentou, em um gesto que solidifica o compromisso da administração municipal com a promoção desse valor fundamental.

A comissão organizadora da Caminhada, que reuniu diversos representantes de segmentos religiosos, incluindo as igrejas Luterana e Anglicana de Niterói, bem como praticantes de Candomblé e Umbanda, foi recebida com entusiasmo pelo prefeito da cidade. Na noite da última quinta-feira, 29 de agosto, foi palco para o anúncio desse apoio importante.

O Babalawo Ivanir Dos Santos disse não haver palavras para descrever o evento: “Hoje estive na 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa em Niterói e Municípios Vizinhos, e não há palavras suficientes para descrever a magia desse encontro. Estes espaços sempre são especiais e geram uma riqueza infinita de sentimentos. Foi um momento de reencontros calorosos, novos encontros que nos enriqueceram, aprendizado constante, troca de experiências enriquecedoras, solidariedade que aqueceu nossos corações, respeito mútuo e, acima de tudo, fé – a manifestação mais pura e bela que o ser humano é capaz de demonstrar”.

“Foi um espaço de resistência, onde honramos aqueles que lutaram por nós e ao nosso lado, aqueles que defendem a liberdade religiosa como um direito fundamental de todos os seres humanos. Sair em defesa da liberdade religiosa é defender a diversidade que enriquece nossa sociedade, é garantir que todos tenham o direito de seguir suas crenças e expressar sua fé sem medo de discriminação ou perseguição. É assegurar que o respeito e a tolerância prevaleçam sobre a intolerância e a ignorância. Afinal, a liberdade religiosa é um pilar fundamental da nossa democracia e um testemunho da nossa humanidade compartilhada”. Completou ele.

A liberdade religiosa é muito mais do que um mero direito; é o elo que costura o mosaico de conversas diversas em busca de uma convivência harmoniosa no mundo. Ela preza pelas escolhas individuais e ergue pontes que conectam identidades a culturas, sistemas de fé e singulares.

Ao promover a tolerância, o respeito mútuo e o diálogo construtivo, estamos, na essência, fortalecendo os alicerces de uma coexistência pacífica entre todos. É chegada a hora de celebrar esse tesouro que nos enriquece e nos une. A liberdade religiosa, esse tecido vital, não é apenas um direito, mas uma base para a diversidade cultural.

A secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos, e o coordenador da Coordenadoria de Direitos Difusos e Intolerância Religiosa (Codir), Renato Almada, também fizeram presentes nesse encontro marcante, reforçando o compromisso da cidade com a promoção da diversidade e da harmonia entre religiões e culturas . A Caminhada pela Liberdade Religiosa se tornou um símbolo dessa missão, unindo pessoas de todas as fé em prol de um mundo mais tolerante e pacífico.

Veja também:

Copacabana receberá a 16ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa