Rio de Janeiro

Projeto Trilhas Identitárias leva Zico em escola municipal na qual estudou

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em colaboração com o Museu da Pelada, realizou a 8ª edição do Projeto Trilhas Identitárias. O evento contou com a presença de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, ex-jogador de futebol e maior ídolo da história do Flamengo.

Zico visitou a Escola Municipal Rivadávia Corrêa, no Centro, onde estudou entre 1965 e 1971, para conversar com os alunos da rede e relembrar sua formação. Durante a visita, várias homenagens foram preparadas para o Galinho de Quintino, incluindo um mural e uma pintura na quadra esportiva. Familiares e amigos como Mozer, Adílio, Júlio Cesar e Jayme de Almeida também estiveram presentes.

“Se hoje eu estou aqui e consigo dar uma boa entrevista, conversar bem, foi porque estudei. Os anos passam e a educação é o que fica de mais precioso com você, em qualquer profissão que você escolher. A adolescência foi muito legal, mas foi um sacrifício porque eu saía de Quintino às 5h30, ia pra Gávea, treinava, e aí às 11h vinha pra cá estudar. Tem que ter força de vontade” – disse Zico.

O Projeto Trilhas Identitárias busca mapear personalidades que tenham estudado na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e promover um retorno afetivo ao espaço escolar.

O objetivo é fortalecer o relacionamento entre escolas e comunidades e o pertencimento dos alunos aos territórios por meio do conhecimento e valorização do patrimônio, das identidades e das memórias presentes nos espaços da Educação carioca. O Museu da Pelada é parceiro da Secretaria Municipal de Educação no projeto desde a primeira edição.

Imagens do corpo: Prefeitura Rio

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.