Rio de Janeiro

Rio inicia abastecimento de órgãos públicos com energia renovável

A Prefeitura do Rio deu um passo inovador ao começar a usar “Energia Verde”, que favorece fontes limpas e renováveis no Mercado Livre de Energia.

O programa, desenvolvido pela Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, foi inaugurado na segunda-feira (4) pelo prefeito Eduardo Paes, com o início do fornecimento de energia para o Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura. O Rio se tornou a primeira cidade da América Latina a usar energia renovável para alimentar órgãos públicos.

O projeto de compra de energia no ambiente livre de contratação (ACL) é parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Prefeitura do Rio. A economia para a cidade, em cinco anos, será de mais de R$ 30 milhões em despesas de energia na sede administrativa da Prefeitura. A iniciativa também evita a emissão de 40 mil toneladas de CO2, zerando as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A Distribuidora Light continuará responsável pela distribuição da energia.

O projeto “Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia” foi desenvolvido pela Prefeitura do Rio e está sendo implementado pela 2W Ecobank, uma comercializadora do Mercado Livre de Energia do Brasil. Em maio, o projeto rendeu à Prefeitura o Prêmio InovaCidade 2023, concedido pelo Instituto Smart City America Business, na categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”.

A empresa ganhou a licitação pública da Prefeitura para fornecer energia elétrica limpa e renovável incentivada, na modalidade varejista, no ambiente livre de contratação para duas unidades consumidoras: a sede e o anexo do CASS. O contrato tem duração de 60 meses, com aquisição de até 1,46 MW médio de energia. Na primeira fase do projeto, foi realizado um leilão, que teve a 2W Ecobank como vencedora para aquisição de mais de 76 mil MWh no contrato.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.