Notícias

Santa Cruz ganha duas unidades dos Ginásios Experimentais Tecnológicos

Nesta quarta-feira (10), foi inaugurado em Santa Cruz, dois modelos inovadores de escola. Os Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET) possuem investimentos na qualidade de ensino, colocando os alunos em contato com a tecnologia.

A Escola Municipal Ricardo Brentani, na Cidade das Crianças, agora está em um novo prédio, voltada para o Ensino Fundamental I, com o nome de GET Ricardo Brentani, e possui capacidade para 860 alunos. O GET Armando Klabin também possui capacidade para 860 alunos e é voltado para o Ensino Fundamental II.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, explicou o que são os Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET):

“O GET é o modelo de educação mais inovador do Brasil. É uma educação mão na massa, onde nossos alunos são colocados em contato com a tecnologia e o conhecimento. É um lugar de criatividade, de sensibilidade e de protagonismo. É onde o aluno pode entrar em um colaboratório super tecnológico e que inspira toda a escola. O aluno pode aprender a programar, e elaborar as próprias questões matemáticas e pensar nas soluções. O GET tem esse caráter inovador e hoje esta região pode usufruir disso com a inauguração de duas unidades.”

A Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe) foi responsável para contruçãos dos dois GET em Santa Cruz.

Ginásios Experimentais Tecnológicos (GET)

Estrutura:
Possuem capacidade para 1.700 alunos, do nível fundamental I e II. São 24 salas, colabotório, biblioteca, quadra, auditório, refeitório, secretaria, entre outros. Os ambientes possuem climatização, material térmico e acústico.

Objetivo:
O GET busca aproximar os alunos com a tecnologia, fazem com que os alunos desenvolvam projetos autorais, para que possam adquirir novas habilidades e competências. Este modelo de escola tem inspiração de outras partes do mundo, que possuem o mesmo estilo de ensino, conhecidos como “cultura maker”, na tradução, “mão na massa”.

Fábrica de Escolas

O programa Fábrica de Escolas foi criado na antiga gestão do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, porém foi paralisada na gestão anterior. De volta com o programa, o objetivo é construir novas escolas e reformar mais de 100 unidades escolares.

A Fábrica de Escolas é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Rio-Urbe. No ano de 2022 foram enregues cinco unidades de escola, e neste ano, quatro já foram inauguradas. Até o próximo ano, o objetico é entregar 24 escolas no Rio de Janeiro, entre novas e reformadas.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.