Rio de Janeiro

Vigilância Ambiental reforça ações de prevenção da dengue em cemitérios

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando as ações de prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nos cemitérios da cidade.

O trabalho é realizado por 173 agentes de vigilância ambiental em saúde, que vão inspecionar 20 cemitérios nas próximas três semanas, em busca de acúmulos de água que favoreçam a reprodução do mosquito transmissor das doenças.

Os cemitérios são pontos estratégicos no planejamento de prevenção das arboviroses, pois têm características e dimensões que propiciam o acúmulo de água e o surgimento de focos do Aedes aegypti. Por isso, eles são monitorados constantemente pelas equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde. As atividades nesses locais são realizadas a cada 15 dias, mas no final de outubro elas são reforçadas, para garantir a segurança do público que visitará os espaços.

Além das ações prévias ao Dia de Finados (02), o planejamento inclui uma nova visita dos agentes aos cemitérios logo depois da data, entre os dias 6 e 10 de novembro. Como é comum as pessoas colocarem sobre os túmulos recipientes para velas, vasos, floreiras e outros objetos que possam acumular água, a nova inspeção é necessária para verificar esse material, evitando assim o surgimento de criadouros do mosquito.

O trabalho dos agentes é feito em parceria com os funcionários dos próprios cemitérios, que ajudam nos cuidados e na orientação do público durante o ano.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.